sábado, 2 de junho de 2012

Vocação: um chamado à santidade



“A vocação do cristão é a santidade, em todo momento da vida. Na primavera da juventude, na plenitude do verão da idade madura, e depois também no outono e no inverno da velhice, e por último, na hora da morte.” (Papa João Paulo II)
Muito nos questionamos a respeito do que seja realmente vocação. Por vezes pensamos ser a vocação apenas uma função, ser membro de uma Pastoral, estar encarregado disso ou daquilo ou ser isso ou aquilo no corpo místico de Cristo que é a Igreja. Quando nos enquadramos em um desses exemplos e não abrimos o coração e a mente ao entendimento da Palavra de Deus e os seus projetos para o homem, corremos o risco de não nos encontrarmos em nossa caminhada, e pior do que isso, não encontrarmos Cristo Jesus.
Quando o apóstolo Pedro nos escreve: “a exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações. “(I Pedro 1:15). E encontramos no livro do Levítico: “sede santos porque eu sou santo.” (Lev 11,44), Percebe-se então a resposta do que é esse chamado: vocação é ser santo.
Ser santo, a exemplo do que Pedro escreveu é ser imitador daquele que nos chamou: Jesus Cristo, Nosso Senhor. A santidade em Cristo é a videira que produz diversos frutos, trinta, sessenta e cem por um. Sem ela, as ações e as palavras se perdem ao vento e são como flechas lançadas ao nada.
A santidade não é algo distante de nós. Ela não é de forma alguma algo que exija grandes feitos e grandes dons como fazer um paralítico andar, ressuscitar um morto ou curar um doente. A santidade está ao alcance de todo aquele que despoja seu coração para Jesus e deixa o Espírito Santo trabalhar nele.
Quando permitimos que Cristo faça parte de nossa vida, de nossa história, do trabalho, do estudo, do namoro, amizade, de nossa família, do nossos atos, pensamentos, intenções e projetos, quando nos deixamos moldar pela vontade de Deus, nossa imagem acaba se assemelhando a de Jesus e nossas vidas à vida dele. Passamos então, a responder ao chamado de Deus e encontrar o sentido do ser vocacionado. O coração se prontifica a fazer parte do amor de Jesus, se torna grato por ele e quer vivê-lo, respirá-lo e anunciá-lo aos outros. Daí surge uma família vocacionada, uma pessoa que encontra nas práticas simples e nas obrigações do dia-a- dia a realização daquilo que pede o Evangelho.
De maneira especial, a vocação passa pela mãe Igreja. Guardiã e templo do Espírito Santo, este tem se manifestado de diversas maneiras, sobretudo nos últimos tempos, onde tem inflamado a Igreja de carismas. Dentro desses carismas vemos a maravilha das Novas Comunidades. Estas são um celeiro para vocações. Nelas Jesus convida a uma vivência mais profunda e constante do Evangelho, onde através do despojamento, inclusive dos bens materiais, podemos colocar em prática o amor, o perdão, a doação, o convívio fraterno e, principalmente, a missão de evangelizar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante