sexta-feira, 1 de junho de 2012

Três casos de Vocação


 Parte 2: Desapegar-se


A outro disse: Segue-me. Mas ele pediu: Senhor, permite-me ir primeiro enterrar meu pai. Mas Jesus disse-lhe: Deixa que os mortos enterrem seus mortos; tu, porém, vai e anuncia o Reino de Deus. ” (Lc 9, 59-60)
Caros irmãos e irmãs, a paz e a alegria que vem do Pai estejam em seus corações!
Mês passado iniciei uma reflexão sobre o texto referente aos três casos de vocação que está no Evangelho de São Lucas (Lc 9, 57-61), naquele primeiro momento refleti sobre a necessidade de lançar-se se quiser ser um verdadeiro discípulo do Senhor.
No primeiro caso é o discípulo que se coloca primeiro dizendo ao Senhor que quer seguí-lo. No segundo, que é o do versículo citado no início deste texto, é o Senhor quem diz “Segue-me“. Prontamente o discípulo se mostra disposto a seguir ao Senhor, contudo parece que ainda há um empecilho: “permite-me ir primeiro enterrar meu pai.”.
Apesar do desejo de seguir o Senhor, muitas vezes não conseguimos Lhe dar uma resposta precisa. Queremos nos despedir dos nossos pais, deixá-los numa situação confortável, não queremos nos desvencilhar das nossas amizades, do nosso trabalho, da nossa segurança financeira, da nossa casa, do namoro… Quantos de nós já nos sentimos chamados pelo Senhor para seguí-Lo de um modo mais radical, mas não tivemos coragem de “deixar que os mortos enterrem seus mortos“?
Lendo estes versículos lembro-me muito de Nossa Senhora. Ela quando foi chamada pelo Senhor, na Anunciação, preocupou-se em entender apenas como tudo aquilo seria possível sendo ela virgem. Em nenhum momento ela preocupou-se em dar satisfação aos seus pais ou ao seu noivo, naquele momento Maria desapegou-se de qualquer vínculo afetivo, desapegou-se de suas seguranças, de seu bem estar. Ela desapegou-se das coisas deste mundo para apegar-se unicamente Àquele que realmente pode preencher a nossa vida, o nosso coração: Maria apegou-se ao Senhor, ao Amor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante