O que é o SAV?


SAV significa Serviço de animação vocacional. “Serviço” porque é, exatamente, um cumprimento de uma missão e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta. “Animação” não é o mesmo que mera empolgação ou mesmo euforia. Quer sim expressar alegria consciente e certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. É “Vocacional” porque nos recorda o chamado, escolha de Deus por nós. É um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial; discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de opção vocacional consciente e livre.

PORQUE O SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL?
A pós-modernidade esconde do homem/mulher a dimensão religiosa, em especial o aspecto vocacional. É necessário despertar a busca cada vez maior de dar uma resposta em forma de testemunho e serviço ao chamado de Deus e ao clamor do povo.
            O Serviço de Animação Vocacional, sensível a esta emergência atual, está se preocupando com a formação de agentes que possam ser uma resposta eficaz às exigências da Igreja e do mundo no campo vocacional e ministerial.
Este serviço surgiu para animar a comunidade eclesial a se comprometer de maneira nova, criativa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora, observando o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária.
Cresce a consciência de que todos somos agentes vocacionais, qualificados e inseridos na pastoral de conjunto. Para isso incentivam-se todas as vocações e ministérios, superando a idéia de que vocação é somente para o ministério ordenado e para a vida consagrada. Leigos e leigas tem assumido com entusiasmo, sua missão na Igreja.
Como qualquer serviço, a animação vocacional possui um caminho a percorrer. Depara-se com a falta de uma maior  integração e articulação entre dioceses, congregações, paróquias e pastorais. Há trabalhos isolados e trabalha-se pouco a vocação do leigo.
A Igreja é a assembleia dos vocacionados (as) à santidade. Ela não é a fonte, mas a mediadora da vocação e o lugar de sua manifestação. Ela não dá vocação ou carismas, mas discerne e organiza os ministérios. A vocação e os ministérios são elementos fundamentais e constitutivos da Igreja. Tendo bem claro nossa  vocação a vida, a partir do  batismo, todos nós somos chamados à santidade, à fé, ao seguimento do Senhor e a graça. O batismo é a base que sustenta todos os ministérios. A missão da Igreja é transformar o mundo, sendo sinal e instrumento de realização do Reino de Deus.

O Serviço de Animação Vocacional é uma ação evangelizadora, uma atividade eclesial da comunidade de fé, que traz consigo uma visão de Deus, de pessoa humana, de Igreja, de missão e de mundo. Todos na igreja são chamados para um determinado serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante