O que faz o SAV Paroquial?

A oração verdadeira conduz à ação, à busca corajosa da vontade de Deus. Leva-nos à criatividade, a procurar respostas concretas para os desafios que encontramos na construção da história, segundo o desígnio divino.
            Portanto, as vocações nascem de uma Igreja orante. Por essa razão, o Serviço de Animação Vocacional deve insistir na necessidade de rezar sempre pelas vocações. Fiel ao mandato do Senhor, cada comunidade eclesial se colocará numa atitude permanente de súplica. Ela vai interceder não apenas pelo surgimento de novos vocacionados (as). Pensará também nas reais necessidades da Igreja, neste campo vocacional, pedindo pela qualidade das vocações e para que o Espírito suscite, dentro dela, a variedade e a complementariedade dos carismas. Rezará, ainda, pela perseverança de todos aqueles que responderam o chamado divino.
            A seguir, apresentamos algumas sugestões que podem ser realizadas em sua paróquia:

  1. NA DIMENSÃO DA ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES:
ü  Missa vocacional mensal (por exemplo: no 1º sábado, ou 1º domingo de cada mês).
ü  Hora Santa Vocacional (convidar grupos, associações e movimentos, providenciar subsídios: cantos e comentários);
ü  Celebrações da Palavra com tema vocacional;
ü  Cuidar que as vocações sejam sempre lembradas nas celebrações diversas, nas Horas Santas, no terço, nas celebrações do sacramento do Batismo, do Matrimônio, da Confirmação e nos retiros.
ü  Incentivar a oração pelas vocações nas famílias;
ü  Dar atenção especial ao Dia Mundial de Orações pelas Vocações – 4º Domingo da Páscoa,  Domingo do Bom Pastor - providenciando  copias, distribuindo, estudando e rezando a carta do papa com o SAV; Organizar Vigília de Orações na véspera do Dia Mundial de Orações pelas Vocações.
ü  Por ocasião de ordenações de padres, diáconos e bispos, como também profissões religiosas, movimentar toda a comunidade para uma intensa preparação e participação.
ü  Dedicar atenção especial: aos aniversários de nascimento, de ordenação, de profissão religiosa, etc; aos jubileus, de prata ou ouro, de ordenação e profissão religiosa dos bispos, dos padres, consagrados (das); às bodas de prata ou ouro, dos casais da comunidade.

  1. PARA O MÊS VOCACIONAL:
v  Animar com especial empenho o mês vocacional:  com Celebrações vocacionais, reflexões ao final da Missa; planejar e divulgar, com boa antecedência a Hora Santa ao longo do mês com diferentes grupos: jovens, crianças, adultos, casais e outros.
v  Reunir com outras equipes pastorais e movimentos para rezar e refletir sobre a questão vocacional.
v  Confeccionar cartazes para distribuir na Igreja e nos diversos ambientes de seu município.
v  Jograis, teatros; festivais, gincanas com temática vocacional.
v  Concursos de cartazes, poesias, musica e teatro.
v  Entrevistas com leigos, casais, religiosos (a) e o padre de sua comunidade.
v  Festas e promoções para arrecadar recurso financeiro para vocações.
v  Visitas às escolas com intenção de despertar a consciência vocacional dos alunos, abordando temas e canções vocacionais de maneira jovial e criativa.

  1. DIVERSOS
Ø  Elaborar os objetivos (geral e específicos) do S.A.V. de sua paróquia e planejar as atividades do ano.
Ø  Realizar a reunião mensal, para rezar, rever a caminhada do mês e distribuir tarefas para o mês seguinte.
Ø  Promover retiros vocacionais aos coroinhas, adolescentes e jovens.
Ø  Promover encontros aos vocacionados e vocacionadas da paróquia, com espiritualidade, reflexão de algum tema, filmes sobre vida de santos, onde aprofunde e seja feita partilha sobre o caminho vocacional do mesmo. Também, leituras de Livros,  criando  oportunidade de cada participante expor sua opinião.
Ø  Como S.A.V. Paroquial fazer visita a família do vocacionado (a).
Ø  Na ocasião da festa do(a) padroeiro(a), elaborar, por exemplo, o  plantão vocacional, com cartazes, slides, símbolos e testes vocacionais.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante