sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dom Odilo Scherer e Dom Cláudio Hummes participarão da beatificação de João Paulo II


Os cardeais, dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), e dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e prefeito emérito da Congregação para o Clero no Vaticano, representarão oficialmente a Igreja Católica do Brasil na celebração da beatificação do papa João Paulo II, em 1º de maio.
A pedido da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odilo Pedro Scherer representará a entidade, pois, dom Geraldo Lyrio Rocha (Presidente da CNBB), dom Luiz Soares Vieira (Vice-presidente) e dom Dimas Lara Barbosa (Secretário Geral) estarão envolvidos com a organização da 49ª Assembleia da CNBB, que começa no dia 4, em Aparecida (SP).
De acordo com dom Odilo, a beatificação de João Paulo II faz parte do processo de canonização do papa, mas não é a etapa mais importante, assim como a canonização também não é. “O mais importante é o reconhecimento de uma vida santa”, diz.
Dom Cláudio Hummes lembra por sua vez, que cada papa tem suas características: “Cada papa é diferente um do outro. Isso é bom porque enriquece a Igreja. Cada um traz um aspecto novo naquilo que é a missão da Igreja, que é levar a mensagem de Jesus Cristo; e cada um tem respostas diferentes para as novas situações”, destacou.

Fonte: CNBB  http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/6404-dom-odilo-scherer-e-dom-claudio-hummes-participarao-da-beatificacao-de-joao-paulo-ii




Caixão de João Paulo II colocado junto ao túmulo de S. Pedro 

De acordo com os esclarecimentos prestados pelo padre Federico Lombardi, os trabalhos "começaram esta manhã, por parte do pessoal da fábrica de São Pedro", com a retirada da lápide de mármore, conservada intacta, a qual seguirá para Cracóvia, na Polónia, para ser colocada numa nova igreja, dedicada ao futuro beato.
O caixão de Karol Wojtyla permanecerá no piso inferior da basílica de São Pedro até ao final do rito de beatificação, sendo depois colocada à "veneração dos fiéis" em frente ao altar principal deste espaço.
A trasladação definitiva para a capela de São Sebastião, onde o túmulo do beato João Paulo II (1920-2005) irá ficar, tenha lugar no final da tarde da próxima segunda-feira, de forma privada, com a basílica fechada.
Na breve cerimónia desta manhã participaram, entre outros, o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário particular de João Paulo II, cardeal Stanislaw Dziwisz.
A missa da beatificação decorre na praça de São Pedro, a partir das 10h00 (menos uma hora em Lisboa), podendo os fiéis entrar, livremente, a partir das 05h00.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante