sábado, 8 de setembro de 2012


Não Fostes Vós que me Escolhestes

A palavra "vocação" vem do latim vocare e significa "chamar". Portanto, vocação implica num chamado. há diversas formas de vocação, dentre elas, a vocação sacerdotal, que é um chamado de Deus a um jovem. Sendo que esta, somente se concretiza, se este der uma resposta positiva.
A vocação sacersotal pode ser comparada como uma semente que é lançada na terra, mas que só produzirá frutos se esta encontrar um terreno produtivo, do contrário não chegará a se desenvolver. Ou seja, Deus coloca no coração do jovem o desejo de servi-lo como sacerdote, mas dá liberdade para escolher. este desejo precisa ser cultivado através de uma verdadeira amizade com Deus. Amizade que é mantida por meio da oração, da leitura e escuta da Palavra, da participação na missa, entre outras.  

Para o discernimento vocacional é importante observar os sinais de Deus que se comunica a todo instante. Todavia, estes sinais não são extraordinários, como uma do além que fala ao ouvido. Um exemplo de sinal pode ser um convite para participar de um encontro ou, até de conhecer um seminário.

O chamado é feito de modo muito particular a cada um. Mas a missão do sacerdote é dar continuidade à ação de Jesus Cristo, sendo fiel ao seu seguimento. É possível recordar que, da mesma forma que Jesus passou por este mundo chamando os seus discípulos pelo nome, como fez a Pedro, André, Tiago e João à beira do Mar da Galiléia, da mesma forma, continua chamando jovens a deixarem tudo para segui-lo.

O sacerdote precisa ter sempre presente que sua vocação é antes de tudo uma escolha feita por Deus: "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi, e vos designei para irdes e produzirdes fruto, e para que vosso fruto permaneça". (Jo, 15,16).
Em suma, a vocação sacerdotal exige duas tarefas importantes que é o amor e a renúnica. Amar a Jesus Cristo, amar a si mesmo e amar os irmãos e renunciar as próprias vontades para realizar, sobretudo a vontade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante