Parte I: Lançar-se
“Enquanto estavam andando, alguém disse a Jesus no caminho: Eu te seguirei para onde quer que vás.” (Lc 9,57)
Amados irmãos e irmãs, que a alegria do Senhor Ressuscitado esteja em seus corações!
Gostaria de convidá-los no dia de hoje a meditarmos sobre um trecho do Evangelho de São Lucas bastante intrigante, que está no capítulo 9, versículos de 57 a 60, intitulado pela traduçao da Ave Maria de “Três casos de vocação”. O evangelista nos apresenta neste texto três posturas diferentes de pessoas que desejam seguir a Jesus, sendo que para cada uma delas o Senhor dá respostas diferentes.
O primeiro caso refere-se ao versículo transcrito no início, nesta situação, a pessoa sente-se chamada quando encontra Jesus pelo caminho. Poderíamos pensar que é o caso de pessoas que encontram Jesus já numa caminhada na Igreja, ou seja, vivem uma vida de doação na Igreja, mas não por conta de um encontro pessoal com o Senhor. Este encontro acontece “no caminho” e o primeiro impulso é o de seguir ao Senhor onde quer que Ele vá. A estas pessoas, Jesus adverte que Seu caminho é incerto, não há confortos, nem regalias:
“As raposas tem tocas e os pássaros do céu, ninhos; o Filho do Homem, porém, não tem onde recostar a cabeça.” (Lc 9,58)
Tanto nesta como em outras passagens do Evangelho, o Senhor convida os discípulos ao abandono de si mesmo, à doação, à renúncia, à cruz. Pode parecer meio duro e difícil… e é! No entanto, não podemos esquecer que Nosso Senhor não ficou na cruz, Ele ressuscitou e tudo o que parecia noite e trevas foi iluminado e transfigurado!
Portanto, seguir ao Senhor, para você que já se encontrava no caminho, pode parecer algo radical e muito difícil, mas se o Senhor te pede mais, então porque não se lançar? Que possamos a cada dia como esta pessoa do Evangelho dizer ao Senhor: “eu te seguirei para onde quer que vás” e andar junto com o Senhor, pois o que é a nossa vida senão um caminho rumo ao céu?!
Num próximo momento refletiremos sobre os outros casos de vocação. Por hoje fiquemos com este e rezemos por todas aquelas pessoas que estão na Igreja, mas que ainda não tiveram um encontro pessoal com o Senhor; rezemos também por nós que ainda não conseguimos dizer ao Senhor: “te seguirei para onde quer que vás”!”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante