terça-feira, 3 de maio de 2011

100 anos do nascimento de dom Antonio Barbosa, 1º bispo de Campo Grande100 anos do nascimento de dom Antonio Barbosa, 1º bispo de Campo Grande

Estamos no Centenário do nascimento do primeiro Pastor da Igreja diocesana de Campo Grande, o Homem e o Bispo Dom Antonio Barbosa. Aproxima-se velozmente a data da comemoração e agradecida homenagem à sua pessoa.

Celebração:
 
Dia 03 de maio, às 19hs, na Catedral Nossa Senhora da Abadia e Paróquia Santo Antonio: SOLENE EUCARISTIA presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Vitório Pavanello e concelebrada pelos bispos de MS e padres da Arquidiocese, aberta aos fiéis, às distintas autoridades, familiares e amigos de Dom Antonio.

Comemorações
 
Até dezembro haverá outros eventos para uma envolvente participação de mais e mais camadas da população, com a realização de vários eventos. Entre esses serão publicados vários artigos para se resgatar a sua memória tendo presente às novas gerações e mais recentes levas de migrantes que se estabeleceram nos municípios que conformam a Arquidiocese; e também para se facilitar a compreensão do alcance que significou o seu jeito de ser na vivência de ministério episcopal. De fato coube-lhe modelar a diocese segundo a imagem de Corpo de Cristo e enriquecida com a renovação desencadeada pelo II Concílio Ecumênico do Vaticano com compreensão de Igreja Povo de Deus. E Dom Antonio encarou o processo histórico de uma população estimada entre 250 a 300.000 habs. no extenso território de quase 150.000 km², com toda a precariedade de estradas, e posteriormente de quase 44. 000 km², após Campo Grande se transformar em mãe das dioceses gêmeas de Três Lagoas e de Coxim, seguido, porém, do desafio marcado pelo constante aumento da população.
Pe. Ubajara Paz de Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! Ele é muito importante