Nos dias 26 e 27 de março aconteceu na Diocese de Três Lagoas – MS, a Reunião e Formação para a equipe Regional do SAV.
Tivemos a presença da Irmã Maria da Cruz – Filha de Nossa Senhora da Misericórdia, ela que faz parte do IPV (Instituto de Pastoral Vocacional), com o objetivo de orientar e ajudar o nosso regional a desenvolver melhor a animação vocacional.
Para esta Reunião tivemos a presença de vários padres, seminaristas, irmãs religiosas e leigos.
Durante o encontro, trabalhamos alguns pontos dentro da organização do SAV nas nossas Paróquias, Dioceses, e Regional, Assim como alguns pontos significativos na vida do SAV.
Cada diocese também teve a oportunidade de apresentar o desenvolvimento deste trabalho. Foi de extrema importância esta formação para os membros do SAV, nos encorajando ainda mais a trabalhar com os nossos jovens o aspecto vocacional em suas respectivas vocações assim como; Sacerdotal, Religiosa, Matrimoniais, leigas e Missionárias.
A equipe deve orientar os jovens a ter “consciência” Vocacional, implantando assim a cultura Vocacional proposta pelo 3° Congreço Vocacional, realizado em Indaiatuba - SP, tendo como tema: “Discípulos Missionários a Serviço das Vocações”. Devemos também motivar nossos leigos a se engajarem nesta pastoral.
O SAV deve aproximar-se dos jovens, fazendo assim um caminho com os mesmos, provocando este “despertar” na vida deles.
O Animador Vocacional deve ser um intermediário entre DEUS, que chama e o VOCACIONADO, que responde. O Serviço de Animação Vocacional tem como missão participar mais diretamente do processo do despertar, do acompanhar, do discernir e do encaminhar possíveis vocacionados para o Seminário ou Casa de Formação, bem como valorizar a vocação laical na Igreja local.
Sintamos motivados e encorajados para trabalhar com os vocacionados (as) de nosso regional em especial, pois sabemos que a Messe é grande e poucos são os operários.